domingo, 2 de março de 2014

Atentado mata 27 em Xinjiang: China também pode estar sendo desestabilizada pelos EUA! - por Marcos Doniseti!



Atentado mata 27 em Xinjiang: China também pode estar sendo desestabilizada pelos EUA! - por Marcos Doniseti!

Região de Xinjiang, que é rica em minérios e que possui uma minoria Uigure que promove atentados terroristas com apoio dos EUA.


Ataque terrorista em estação ferroviária na China, na região de Xinjiang, deixa 27 mortos e mais de 100 feridos!

Em seu livro 'A Segunda Guerra Fria', o historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira demonstra, claramente, que os grupos separatistas que atuam na região de Xinjiang (que possui cerca de 10 milhões de habitantes e 1,6 milhão de quilômetros quadrados, com 45% da população sendo de Uigures, um povo de origem turca) sempre foram financiados e apoiados pelo governo dos EUA.

Abaixo reproduzo um pequeno trecho do capítulo VI do livro (páginas 119-120), que trata do assunto:

"Essa região, que os separatistas pretendiam secessionar e chamar de Turquestão Oriental, era rica em fontes minerais, particularmente depósitos extensivos de óleo e gás natural, bem como de urânio, apresentando fundamental importância geoestratégica, como cabeça de ponte da China para a Ásia Central...

As operações da CIA tiveram como objetivo reproduzir na China o que fizeram contra a URSS durante a guerra no Afeganistão, onde combateram o inimigo por meio de procuradores, usando organizações terroristas e terceiros países, como a Turquia... 

Livro do historiador brasileiro, lançado em 2013, é fundamental para se compreender os motivos que levaram os EUA a promover uma guerra global contra todos os países cujos governos não se submetem à sua vontade. 


O ETIM (Movimento Islâmico do Turquistão do Leste) foi formado, sob o patrocínio da CIA, por fundamentalistas islâmicos uigures, em 1990, época em que ocorreram levantes separatistas em Xinjiang. Em 2001, militantes uigures já estavam a preparar-se para a guerra de guerrilhas nos campos do Afeganistão, estabelecidos pela CIA e pelo ISI, o serviço secreto do Paquistão, onde antes foram treinados os mujahidin para combater as tropas soviéticas".

Precisa dizer mais alguma coisa? 

A China que se cuide, pois se bobear, essa região de Xinjiang poderá vir a se transformar na 'sua Ucrânia'.

Link:


Nenhum comentário: